Roteiro de Berlim: dia 4 – Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie e mais

museu do holocausto em berlim

Chegamos ao quarto dia do roteiro de Berlim. Para finalizar a viagem nesta cidade incrível, a visita é ao Memorial do Holocausto, a Potsdamer Platz, ao Checkpoint Charlie e aos museus Haus e Judaico. Confira.

1. Memorial do Holocausto (ou Holocaust-Mahnmal)

memorial holocausto
Memorial do Holocausto tem mais de 2 mil blocos de granito (foto: Pixabay)

É uma espécie de “labirinto” com mais de 2 mil blocos de granito. Na verdade, trata-se de uma homenagem às vítimas judias do Holocausto (Avenida Ebertstrasse). Grátis.

 

2. Potsdamer Platz

Potsdamer Platz em Berlim
Com arquitetura inovadora e ótimos restaurantes.

É o antigo centro da cidade, com uma arquitetura inovadora e ótimos restaurantes. Vale a pena dar uma pausa por lá (Estação Potsdamer Platz).

 

3. Checkpoint Charlie

checkpoint-charlie berlim
Checkpoint Charlie foi um ponto de travessia na Guerra Fria (foto: Pixabay)

Apesar do nome esquisito, este foi um dos principais pontos de travessia entre os lados oriental e ocidental durante a Guerra Fria. É histórico. Aproveite a ida até lá e visite também o Museu Haus, que conta a história do Muro de Berlim, com fotos, filmes e documentos. Entrada: € 12,50/9,50 (estudante) (Estação Kochstrasse).

 

VEJA TAMBÉM: Muro de Berlim será “reerguido”

 

4. Museu Judaico de Berlim

Museu Judaico de Berlim
Museu que conta a trajetória do judaísmo na Alemanha.

 

Quem curte história vai gostar deste museu que conta a trajetória do judaísmo na Alemanha. Apesar de parecer muito sério, as obras do Museu Judaico são interativas. Tem até um quarto escuro que provoca angústia e desespero em quem encara a experiência. Isso fora a arquitetura e a fachada do prédio, que são muito bonitas. Funcionamento: diariamente, das 10h às 20h. Entrada: € 8 (Para chegar: ônibus M29, M41, 248).

 

VOLTAR AO ROTEIRO COMPLETO

 

 

1 Trackback / Pingback

  1. Roteiro de Berlim: dia 3 - Muro de Berlim e mais | Passaporte Digital

Deixe um comentário