A capital mais jovem do Brasil, Palmas, no Tocantins, é um destino diferente para quem gosta de natureza, com parques, cachoeiras e praias artificiais. Digo diferente porque a cidade ainda não é vista como um centro turístico e serve principalmente como porta de entrada para o Deserto do Jalapão e para a cidade das cachoeiras Taquaruçu. Mas, ainda assim, é possível curtir alguns passeios locais, sem falar da culinária com influência goiana, mineira, paulista e maranhense.
Fundada em 1989, Palmas tem arquitetura moderna e ruas amplas. A Praça dos Girassóis, no centro, é um dos principais atrativos. Além da área verde, possui um piso multicolorido com referências a grupos indígenas do Tocantins. Ali também está o Memorial Coluna Prestes, uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer, e o monumento ‘Os 18 do Forte de Copacabana‘, uma referência a um movimento militar de revolta contra o governo da República Velha.
LEIA TAMBÉM: Conheça os cânions incríveis da Chapada Diamantina
Também não deixe de ver a Fonte iluminada, a Praça dos Três Poderes, a Súplica dos Pioneiros e a Cruz do Altar Ecumênico, onde foi rezada a missa de inauguração da construção de Palmas.
Se gosta de passeios ao ar livre, vale conhecer o Parque Cesamar, com lago e vegetação típica do cerrado, o orquidário (Espaço AMA) e as feiras do Bosque (aos domingos).
Praias artificiais
As praias artificiais de Palmas é o resultado do represamento do rio Tocantins para a construção da hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães – e alimentadas pelas águas do Lago de Palmas.
Fora da temporada, são locais bem tranquilos, com quiosques e cadeiras colocadas sobre a água.
As praias mais frequentadas são a do Prata e da Graciosa, que contam com bares e restaurantes.
Arredores
Nos arredores de Palmas, a apenas 35 km, está a cidade de Taquaruçu, que tem mais de 70 cachoeiras. O local também é ideial para fazer rapel, tirolesa, escalada e caminhada.
Veja o vídeo e conheça algumas atrações de Palmas.
VEJA OUTROS DESTINOS NACIONAIS:
– Florianópolis
– Manaus
– Jericoacoara
– Rio de Janeiro
0 comentários